Matemática para somar – a jornalista Juliana Marinho lança instituto para homenagear o pai e formar jovens

O Instituto Marcílio Marinho é "é um portal de ensino, informação e ajuda humanitária", diz Juliana

Confira a matéria sobre o Instituto Marcílio Marinho que saiu hoje no site da Márcia Peltier:

“Meu pai, Marcílio Marinho, foi um dos expoentes do mercado financeiro carioca. Foram quase 40 anos de trabalho. Muitos o consideram um gênio da matemática, devido ao seu raciocínio com os números, simples e brilhante. De fato, ele era mesmo. Desde criança. No fim dos anos 60, quando estudava no Colégio São Bento, teve contato com o método de ensino de matemática de Georges Papya, o movimento da matemática moderna. A iniciativa do colégio, pioneira no Brasil, foi o grande catalisador na vida do meu pai, que aprendeu a raciocinar matemática desta maneira.

 

Com menos de 20 anos, ingressou no mercado financeiro, a convite do empresário Antônio José de Almeida Carneiro, que percebeu o seu potencial pelas conversas sobre matemática e Malba Tahan.

O início foi como operador da bolsa, na mesa. Depois é história. Foi gestor, foi presidente. Ganhou dinheiro. Perdeu dinheiro. Ganhou de novo. Gostava do jogo e tinha visão. Era muito ouvido por quem o conhecida e muito observado por aqueles que não tinham intimidade. Todos queriam saber o que ele pensava e como ele pensava.

Meu pai era old school. Raciocinava rápido e anotava no papel. Não era bom com tecnologias e computadores. Sua mente, inclusive, estava sempre à frente das calculadoras – coisa que todos os que trabalharam com ele comprovam. Ele gostava de dividir. Gostava de compartilhar o que sabia. O que ganhava. Perdi as contas de quanta gente meu pai ajudou. Ele não segurava conhecimento, passava adiante. Dava aulas aos iniciantes. Aos amigos do mercado. Aos filhos dos amigos.

Em 2015 decidiu se aposentar oficialmente do mercado financeiro. Mas, inquieto como sempre, resolveu gravar aulas para desmistificar esse universo e tornar o assunto acessível ao público em geral. Sempre com seu jeito despojado e seu bom humor, que deixava tudo muito mais fácil. São mais de 20 horas de explicações que desvendam a lógica das finanças. Noções básicas, rentabilidade efetiva, problemas, juros, taxa básica de juros, taxa Selic, inflação, fundos de investimento, títulos do governo… Nas palavras dele, não há nada parecido em livros e faculdades. Infelizmente, meu pai partiu antes de lançar esse material. Infarto fulminante. Marcílio Marinho, que tinha um coração de ouro, morreu do coração.

O sonho dele virou meu sonho. Decidi não apenas lançar as aulas, mas criar um lugar onde a ajuda humanitária, que era muito importante para meu pai quando vivo, pudesse continuar a acontecer. E em maior escala.  Na semana do Dia dos Pais lançamos o Instituto Marcílio Marinho. Uso “lançamos”, no plural, porque é resultado de um grupo de pessoas que também apostou nesse sonho.

O propósito do IMM é celebrar e dar continuidade ao legado do meu pai, dar forma a seu projeto de difundir conhecimento e desmistificar o mercado financeiro. E já nasce com quase 40 anos de experiência, sem perder a jovialidade e a proximidade com seu público.

O IMM é uma entidade sem fins lucrativos. Queremos contribuir com ações sociais ligadas à educação e bem-estar de crianças e adolescentes. 80% da renda será revertida a instituições de
caridade. Além disso, semanalmente teremos matérias especiais selecionadas pelas revistas Exame e Você S/A, que licenciaram o conteúdo pra gente.

O Instituto Marcílio Marinho é um portal de ensino, informação e ajuda humanitária. Nele, o associado paga uma taxa mensal, aprende, se informa e contribui para um mundo melhor. Um formato para que todos possam ganhar. Como meu pai gostava de fazer.

Acreditamos que a matemática pode ser muito mais enriquecedora do que se imagina. E se unirmos nossas forças, a jornada fica muito melhor.”

 

 

 

 



CONHECIMENTO QUE RENDE

A matemática pode ser muito mais enriquecedora do que você imagina.

QUERO DOAR AGORA!
Inscreva-se e receba as notícias sobre o IMM em primeira mão.

Curta e siga-nos em nossas redes!

Novidades, fotos, ações e muito mais em nossas mídias.

CONHEÇA OS PARCEIROS